top of page

Críticas

Hoje já são         Críticas de texto disponíveis em nosso site

383

Wicked Parte 2

Voltamos ao “mundo de Oz”, agora com grandes reviravoltas e novas canções. Logo ao iniciarmos a segunda parte do espetáculo, percebemos que ela é mais “fraca” que a primeira - um consenso entre os maiores fãs. Isso já reduz um pouco a expectativa em relação ao novo longa. Para quem aprecia musicais, há menos números musicais do que no original, e até mesmo a duração do filme é significativamente menor. Assim, resta contar com o carisma e o talento de Ariana Grande e Cynthia Erivo para conduzir a narrativa. Mas será que isso aconteceu?

Wicked Parte 2

Truque de Mestre - 3º Ato

Truque de Mestre - O 3º Ato chega aos cinemas sem grandes surpresas em relação aos capítulos anteriores, preservando a fórmula que consagrou a franquia, mas arriscando pouco em termos de inovação. Os Cavaleiros retornam ao centro da narrativa, acompanhados de rostos conhecidos e novos personagens que, introduzidos de maneira estratégica, servem como combustível para manter o ritmo e para expandir o universo da série, uma jogada eficiente do diretor Ruben Fleischer.

Truque de Mestre - 3º Ato

Stranger Things - 2ª Temporada

A segunda temporada de Stranger Things consegue maximizar tudo em relação à sua primeira, entregando mais drama, mais ação e um universo ainda mais expandido. Por outro lado, começa a ceder à pressão popular de ser o “grande evento” da Netflix, tentando equilibrar expectativas sem perder o encanto original. Ainda assim, a essência dos irmãos Duffer permanece intacta. As referências aos filmes de terror clássicos são mais evidentes do que nunca com destaque para O Exorcista e consolidam o tom nostálgico que tornou a série um fenômeno. Entretanto, é também nesta temporada que surge o primeiro deslize narrativo: o polêmico episódio oito, considerado por muitos fãs um desvio desnecessário na história principal.

Stranger Things - 2ª Temporada

Stranger Things - 1ª Temporada

Essa é uma das maiores nostalgias de todos os tempos. Lembro-me como se fosse hoje: no dia 15 de julho de 2016, entrou no catálogo da Netflix uma série sobre a qual praticamente não tínhamos recebido nada de material prévio nenhum trailer ou notícia sobre a produção e a concepção desta temporada. Foi lançado o fenômeno. Todo o mundo parou para contemplar o desaparecimento de Will Byers. Deparamo-nos com um dos materiais mais originais (porém cheios de referências) dos últimos tempos. Se o seu final neste ano for promissor, já poderemos considerar Stranger Things o “Harry Potter” da televisão, por causa do seu nível de repercussão.

Stranger Things - 1ª Temporada

Pacificador - 2ª Temporada

Pois é! Nem sempre a sequência é melhor que o material original na verdade, isso acontece com frequência no mundo do cinema e das séries. Com o sucesso de uma primeira história, o estúdio “cresce os olhos” e logo encomenda uma continuação. Pacificador 2 é a prova viva de que nem sempre isso deveria acontecer. Aqui temos James Gunn em seu auge e quando digo isso, quero dizer em tudo: sua esposa ganha muito tempo de tela, praticamente todos os personagens falam sobre rock e bandas de rock, há várias piadas fora de contexto e até uma cena de sexo desnecessária, algo bastante constrangedor que, com certeza, deixou muitos pais arrependidos de deixar seus filhos assistirem a esta temporada especialmente após verem um “Superman” muito mais contido nos cinemas.

Pacificador - 2ª Temporada

Predador - Terras Selvagens

Se você não está a par dos cinco filmes principais da franquia Predador, nem dos dois crossovers com Alien, e está com receio de assistir ao novo Predador: Terras Selvagens (título original - Predator: Badlands) achando que vai se perder na trama, pode relaxar. Eu mesmo só vi dois dos sete e consegui me divertir. O enredo é, aparentemente, independente dos anteriores. Agora, se você é aquele fã raiz, que conhece cada detalhe do universo Yautja e reconhece as referências cruzadas entre os filmes, peço paciência, pois acredito que você faça parte de um grupo seleto de amantes desta série - e não, este não sou eu.

Predador -  Terras Selvagens

O Telefone Preto 2

Depois de uma razoável adaptação de uma obra literária para as telonas em seu primeiro longa temos agora “O Telefone Preto 2” retornando com uma nova tentativa de emplacar mais uma história de terror, num ano em que esse gênero dominou as salas de cinema. Só que agora temos uma premissa diferente da obra literária. Não estamos mais nos referindo a uma história de “sequestro”, e sim uma história puramente de “fantasmas”. Tivemos um pouco disso na história anterior, mas agora esse é o “cargo chefe” da trama. Será que deu certo?

O Telefone Preto 2

Alien Earth

Alien: Earth foi uma grande surpresa para os fãs da saga. Principalmente por ser o primeiro formato da franquia através de uma série, segundo: Porque toda a trama se passaria na Terra, um cenário bastante incomum para o ‘xenomorfo’ que sempre atacou no espaço ou em outros planetas. Tal investimento para os episódios foi o que mais impressionou: Milhões de dólares investidos. Todos esses elementos atraem a nossa curiosidade. Depois do sucesso de “Alien: Romulus” (2024), todos ficamos empolgados com possíveis novas explicações sobre um dos vilões mais famosos do cinema.

Alien Earth

Uma Batalha Após a Outra

Posso cravar esse filme nas principais premiações em 2026! Incrível como a parceria ‘Paul Thomas Anderson’ e ‘DiCaprio’ deram muito certo. Mas além dele muitas pessoas brilham neste filme: Benicio Del Toro, Teyana Taylor, Regina Hall, Chase Infiniti (rouba a cena todas as vezes que aparece) e o inconfundível antagonista da trama: Sean Penn. O longa é dinâmico, abusa e usa da tecnologia IMAX, ele é todo neste formato no qual considero o melhor do cinema, atualmente.

Uma Batalha Após a Outra

Wandinha - 2ª Temporada

Eu ainda não sei se esse estilo da ‘Netflix’ em dividir suas séries no meio é uma boa opção para o serviço de streaming. Sinto que prefiro os episódios sendo disponibilizados semana a semana do que esses formatos de primeira e segunda parte. Creio que tal decisão tenha atrapalhado um pouco o desenvolvimento dessa trama em específico. Pois estávamos muito engajados com os mistérios da primeira parte, no intervalo de um mês esse engajamento talvez tenha perdido o brilho. Isso explica a queda significativa de audiência. Caiu cinquenta por cento em relação a primeira temporada.

Wandinha - 2ª Temporada

O Agente Secreto

O que define um filme ser bom? São as suas ideologias? Sua “mensagem subliminar” por trás das atuações? Boas atuações? Um roteiro apresentável? Uma produção impecável? A seleção de elenco deve ser precisa? Deve existir uma boa virada, no qual chamamos de “Plot-Twist”? E a resposta para isso é: Depende. Porque a escolha de elenco pode até ser ruim, mas se o roteiro compensar, pode funcionar. O roteiro pode ser mediano ou até raso, mas quando um ator combina com o papel ele pode se sobressair desse erro. As atuações podem até deixar a desejar, mas se o roteiro for “genial”, as pessoas nem irão sentir falta disso naquele filme determinado.

O Agente Secreto

A Grande Viagem da Sua Vida

Depois da grande decepção em crítica com o longa: “Amores Materialistas” chega aos cinemas mais uma tentativa de encabeçar um filme de romance. O que tínhamos na época do início dos anos 2000 e também nos anos 90 parece ter desaparecido das “telonas”: Um grande romance, ou uma boa comédia romântica. A tentativa das produtoras mais influentes está em resgatar esse gênero que a cada ano só ganha espaço nos streamings, com pouquíssimos filmes e mais nas séries de tv.

A Grande Viagem da Sua Vida

Invocação do Mal 4 - O Último Ritual

“Invocação do Mal 4: O Último Ritual” marca a despedida de Ed e Lorraine Warren nas telonas, com Vera Farmiga e Patrick Wilson retornando aos icônicos papéis que consolidaram o gênero sobrenatural no cinema. Dirigido novamente por Michael Chaves, conhecido por “Invocação do Mal 3”, “A Maldição da Chorona” e “A Freira 2”, o longa se baseia no controverso caso da família Smurl, ocorrido na Pensilvânia em 1986. Com estreia prevista para 4 de setembro, o filme tem duração estendida de 135 minutos, o mais longo da franquia até hoje.

Invocação do Mal 4 - O Último Ritual

O Último Azul

Em um momento em que o cinema mundial volta sua atenção para o Brasil, O Último Azul, dirigido por Gabriel Mascaro, estreia nesta quinta (28) como uma das grandes promessas do audiovisual nacional. O filme já carrega reconhecimento internacional, tendo recebido o Urso de Prata no Festival de Berlim, em fevereiro deste ano. A história se passa em uma realidade distópica inspirada no cotidiano ribeirinho da Amazônia, onde o governo retira dos idosos o direito de decidir sobre suas próprias vidas. A justificativa oficial é oferecer-lhes “descanso” após anos de trabalho, evitando que suas escolhas atrapalhem o espaço reservado à juventude, vista como a força ativa da sociedade.

O Último Azul

Anônimo 2

Como definir um filme “clichê”? Um filme que já conta com todos os artifícios de filmes anteriores (geralmente do mesmo gênero), particularmente os que já deram muito certo na indústria como um todo. Não existe nada de inovador, apenas métodos repetidos. Pois bem, “Anônimo 2” é exatamente isso, ele se desapega de qualquer artifício inovador para dar lugar ao mais simples e puro clichê. É claro de quando isso acontece o filme é muito...bom?! Como assim: Bom? O longa é apenas uma “cópia”! Sim é verdade, mas quando essa cópia nos é transmitida da maneira certa, o resultado pode sair bastante promissor.

Anônimo 2

A Hora do Mal

Um dos elementos mais fascinantes do “Terror” está na atmosfera criada para nos envolvermos na história. Seja com uma trilha sonora mais sombria, uma paleta de cores sem tantas saturações, ou até numa ambientação condizente com o tom do filme. Geralmente falamos muito de filmes com uma direção, produção ou um design de produção muito bem elaborados, entretanto com um roteiro fraco, o qual deixou muito a desejar, e esse artifício é a ‘alma’ de um filme. Entretanto, no filme “A hora do mal” temos um raro efeito contrário: O roteiro é muito bom, mas a direção e montagem que deixam a desejar.

A Hora do Mal

Uma Sexta Feira Ainda Mais Louca

A aguardada sequência do sucesso "Uma Sexta-Feira muito louca" de Mark Waters (diretor de Os pinguins do Papai e Meninas Malvadas), "Uma sexta-feira ainda mais louca" vem aos cinemas com a mesma proposta de seu predecessor, mantendo a diversão da confusão de troca de corpos e desencontro de sentimentos em uma versão mais atual e divertida.

Uma Sexta Feira Ainda Mais Louca

Drácula - Uma História de Amor Eterno

O clássico Drácula, publicado em 1897 pelo autor irlandês Bram Stoker, é considerado uma das obras fundadoras do gênero de horror gótico e um marco na literatura sobre vampiros. Desde sua publicação, Drácula inspirou diversas adaptações cinematográficas, algumas delas bem recentes, mas quase todas sem sucesso. Assim, mais uma vez, assistimos uma releitura para os cinemas, sob autoria – e bota autoria nisso – de Luc Besson. Mas, será que finalmente conseguiram?

Drácula - Uma História de Amor Eterno

Os Caras Malvados 2

A estreia de Os Caras Malvados em 2022, foi como um respiro para a DreamWorks. O primeiro filme teve uma excelente recepção do público e faturou nos cinemas U$250 milhões, cerca de 3 vezes o valor de seu orçamento de U$80 milhões. Agora, a produtora busca novamente o sucesso. Mas, será que consegue? Em Os Caras Malvados 2, depois de 5 anos dos acontecimentos do primeiro, Sr. Lobo e sua gangue de ex-criminosos resolvem virar a página e tentar uma vida honesta, conquistar confiança e aceitação para sua recente condição de bons moços, quando são forçados, por um esquadrão de mulheres criminosas, a abandonar a aposentadoria para fazer "um último trabalho".

Os Caras Malvados 2

The Bear - 4ª Temporada

O Urso chega em sua quarta temporada sem grandes planejamentos para terminar, num mundo onde as pessoas querem as histórias cada vez mais rápidas e diretas, essa boa equipe de roteiristas e diretores optam por dramas mais centrais e lentos. Apesar de vermos grandes discrepâncias entre qualidades narrativas de uma temporada para outra, o novo ano de “The bear” (O Urso) se mostra bastante consistente e satisfatório.

The Bear - 4ª Temporada

2 Lados Online © 2014-2025. Created by Rafael Carvalho

bottom of page