top of page

Críticas

Hoje já são         Críticas de texto disponíveis em nosso site

323

Ameaça no Ar

Uma agente federal foi recrutada para escoltar uma testemunha de um crime, envolvendo lavagem de dinheiro e assassinatos. Contratando um piloto de um Monomotor para transferi-los, ela não contava com a grande descoberta que iria fazer e complicando totalmente a missão.

Ameaça no Ar

Anora

“Anora” chega nessa temporada de premiações como um dos filmes principais, pelo menos na lista dos indicados. Já tivemos uma grande surpresa, pois o filme foi bem “esnobado” no Globo de Ouro 2025. Entretanto existem ainda várias premiações onde o longa está indicado e tudo indica que tenha algumas indicações ao Oscar no próximo dia 23 (inclusive será o dia de sua estreia aqui no Brasil).

Anora

Conclave

Como imaginaríamos uma eleição para o novo papa? Tramas envolvendo poder e igreja católica sempre foram muito bem vindas no cinema. Mas em “Conclave” temos um “tempero a mais”: Sua incrível sequências de espionagens nas subtramas. Nessa reconstrução histórica, “Robert Harris” traça um retrato assustadoramente fidedigno do ‘Vaticano’ durante um conclave papal agitado por muitos mistérios e intrigas. O livro que deu origem a esse filme dirigido pelo vencedor do Oscar Edward Berger.

Conclave

Nosferatu (Por Vinícius Montarroyos)

Robert Eggers, conhecido por sua habilidade de transformar o que não tem tanta atenção e as pessoas nem estão comentando em algo simplesmente desconfortável, mas muito interessante, nos entrega a releitura do clássico de F.W. Murnau que vai muito além de uma simples homenagem. Com um rigor histórico aliado a uma estética quase visionária, este Nosferatu equilibra tradição e ousadia de maneira única.

Nosferatu (Por Vinícius Montarroyos)

Ainda Estou Aqui

Walter Salles retorna ao cinema nacional em um dos trabalhos mais marcantes de sua carreira. “Ainda estou aqui” já pode ser considerado uma das produções nacionais de grande destaque, ao lado dos icônicos “Central do Brasil”, “Cidade de Deus”, “Tropa de Elite 2” e “O Auto da Compadecida”. Temos um trabalho que adaptada respeitosamente o livro de ‘Marcelo Rubens Paiva’.

Ainda Estou Aqui

Duna: A Profecia - 1ª Temporada

“Duna: A profecia” chega ao final com seus humildes seis episódios. Uma temporada bastante curta, entretanto, muito profunda. A série é uma grande tentativa em ampliar o universo “Duna” além do cinema. Nos trás a origem da “Irmandade”, algo bastante presente no livro original de ‘Frank Herbert’. A série aposta em vários elementos da obra base, e se passa dez mil anos antes dos acontecimentos dos filmes. Não podemos deixar, num primeiro momento, de comparar esse trabalho a “Game Of Thrones”, percebi uma grande tentativa de emplacar a trama com conflitos políticos, igual aos conflitos das “Crônicas de gelo e fogo”.

Duna: A Profecia - 1ª Temporada

Nosferatu (Por Eduardo Montarroyos)

Finalmente conseguimos contemplar o “Nosferatu” de Robert Eggers, um dos diretores mais bem conceituados da atualidade. Aqui o seu trabalho não é diferente, a direção está impecável. Esse conto, em que não considero fácil de ser adaptado, é apresentado com grande maestria. Técnicas de filme de “horror” da própria década de vinte, fazendo homenagens significativas ao filme original, mas também trazendo elementos novos dignos de Oscar. Uma pena que o filme não tenha entrado para o circuito de premiações, e também é triste como a Academia não valoriza tanto longas desse gênero.

Nosferatu (Por Eduardo Montarroyos)

O Auto da Compadecida 2

Esse foi o ano das “continuações”, o cinema tem investido muito em projetos que já deram certo no passado porque para eles é como se estivessem andando no seguro. Algumas deram muito certo (Duna, Divertidamente, Doadpool e Wolverine, Gladiador) outras foram verdadeiros fiascos (Coringa, Furiosa, Godzilla vs. Kong). “O auto da compadecida 2” é mais um exemplo de que nem sempre “navegar em águas seguras” pode dar certo. Esse é, de longe um dos maiores fracassos deste fatídico ano.

O Auto da Compadecida 2

A Substância

Eu não sou muito fã do “terror corporal”, acho eles muito “perturbados” em sua composição, entretanto resolvi dar uma chance para “A substância”, pois a repercussão desse filme após a temporada de festivais desse ano foi absurda. Sem contar que temos um elenco de peso: ‘Demi Moore’ e a jovem atriz ‘Margaret Qualley’ estão muito bem em seus respectivos papeis.

A Substância

Moana 2

Mais um musical da Disney chega aos cinemas, Moana 2 vem para mostrar que quando se trata de musical infantil a Disney sabe trabalhar. Uma continuação digna de tirar as famílias de casa e irem ao cinema conferir, um programa de família, que também é a grande temática do filme.

Moana 2

Os Anéis de Poder - 2ª Temporada

Se neste ano o Pinguim foi muito melhor do que o Coringa, por que “Os Anéis de Poder” não pode ser melhor que “House Of The Dragon”? É exatamente o que temos nesta nova temporada: Qualidade de narrativa. Não apenas uma produção impecável, (como já vimos na primeira temporada) mas seus produtores pegaram o que mais funcionou no primeiro ano e maximizaram nesta nova temporada.

Os Anéis de Poder - 2ª Temporada

Pinguim

Pinguim chegou com tudo! Apesar de muitos alegarem qual a necessidade da série, após contemplarmos apenas os três primeiros episódios já entendemos o quanto ela é necessária para esse novo universo do Batman na Warner. É engraçado pensar que em 2024 o mundo passaria a admirar mais o pinguim como vilão do que o Coringa, aquele que era, até então, o maior antagonista do homem-morcego. Uma das melhores notícias da série é que o roteiro estabelece o seu protagonista como um vilão clássico, extrema e puramente mau e egoísta. E por que essa é uma boa notícia? Porque vilões são maus e assim deve ser.

Pinguim

Gladiador 2 (Por Vinícius Montarroyos)

Após ser testemunha da morte do gladiador Maximus pelas mãos do seu tio, Lucius é mandado para terras longínquas, pois sua vida corria perigo, muitos queriam mata-lo para ter a sucessão do trono para si. Forçado a entrar na arena e se tornar um gladiador, ele olha para o passado e encontra a força de seu pai para enfrentar a tirania de Roma.

Gladiador 2 (Por Vinícius Montarroyos)

Gladiador 2 (Por Eduardo Montarroyos)

Agora sim, temos o épico tão aguardado de Ridley Scott! Já para adiantar “Gladiador 2” é mesmo “tudo isso” que estão falando. O longa fornece aquela vontade e orgulho de estarmos na sala de um cinema. Infelizmente isso tem sido raro ao longo dos tempos. Tudo começa com a relevância de existir uma continuação do primeiro filme, um dos maiores clássicos de todos os tempos. Em minha opinião, tanto faz, poderia ter como também não, mas se tivesse, concordávamos que deveria ser épico, é isso que, com alívio e alegria, posso falar de “Gladiador 2”.

Gladiador 2 (Por Eduardo Montarroyos)

Operação Natal

Depois de um sequestro que abalou o Polo Norte, o Comandante da Força Tarefa (ELF), Callum Drift (Dwayne Johnson), deverá fazer uma parceria com um caçador de recompensas, Jack O'Malley (Chris Evans), para salvar o Natal. Isso porque a vítima do sequestro foi ninguém mais e ninguém menos que o Papai Noel e se essa dupla não o recuperar a tempo, o Natal estará perdido. Essa comédia de ação e aventura é surpreendente e muito divertida para todas as idades.

Operação Natal

Coringa 2

Em “Coringa: Loucura a Dois” encontramos Arthur Fleck preso em Arkham, à espera de ser julgado pelos seus crimes como Coringa. Enquanto luta contra a sua dupla personalidade, Arhtur não só encontra o amor verdadeiro, mas também a música que sempre esteve dentro dele. A partir do momento que o Coringa encontra sua alma gêmea, e a canção desabrocha do seu coração o filme se torna um musical que divide opiniões.

Coringa 2

Robô Selvagem

A épica aventura acompanha a jornada de um robô – a unidade ROZZUM 7134, “Roz” – que naufraga em uma ilha desabitada e precisa aprender a se adaptar ao ambiente hostil, construindo pouco a pouco relacionamentos com os animais nativos. Os caminhos de Roz a levam até um filhote de ganso que, por um acidente se, torna órfão, Roz por sua vez, como um robô que busca sempre suprir as necessidades dos outros, o ajuda na sua jornada.

Robô Selvagem

Longlegs Vínculo mortal

Longlegs Vínculo mortal, é realmente uma obra de arte dos filmes de terror, onde é realmente um filme que nos faz sentir medo, não simplesmente nos dá sustos, mas sim, um medo que meche que a realidade, apesar de ser uma ficção, sabemos que tais fatos que vemos no filme, são reais e que está presente no cotidiano mundial. A agente do FBI Lee Harker é convocada para reabrir um caso arquivado de um serial killer. Conforme desvenda pistas, Harker se vê confrontada com uma conexão pessoal inesperada com o assassino, lançando-a em uma corrida contra o tempo.

Longlegs Vínculo mortal

Kinds of Kindness

Peculiar palavra que significa característico, especial, algo que é próprio de uma pessoa ou coisa. Em alguns casos, a palavra peculiar pode ter um sentido depreciativo, sendo usada como um sinônimo de estranho, esquisito ou invulgar. Yorgos Lanthimos diretor ao qual os filmes se encaixam perfeitamente nessa palavra, na realidade podemos até citar um ditado brasileiro, "Ame-o ou deixe-o".

Kinds of Kindness

Alien Romulus

Depois a recepção ruim do último filme da franquia: Alien (Covenant), dirigida por Ridley Scott. A FOX (que agora é a Disney) reacende essa chama investindo bastante na nostalgia do primeiro filme: “Alien: O oitavo passageiro”. Só que agora o grande criador vira produtor e sede a cadeira de direção para Fede Alvarez (A Morte de Demônio), um homem de poucos filmes na carreira, mas com trabalhos muito bem aproveitados, principalmente no gênero suspense/terror.

Alien Romulus

2 Lados Online © 2014-2025. Created by Rafael Carvalho

bottom of page